Guia de Cuidados de Pele Oleosa

O nosso Guia de Cuidados de Rosto para Pele Oleosa ajuda-o a encontrar as melhores formas de equilibrar a produção de óleo da sua pele, para um aspeto suave e saudável.

O que é pele oleosa?

Propensa à produção excessiva de sebo, secretado pelas glândulas sebáceas e que flui pelos poros.

A pele tem uma aparência brilhante e com textura irregular, e pode apresentar poros dilatados. Pode ter borbulhas e pontos negros.

A pele oleosa tem brilho em todo o rosto, inclusive nas bochechas. Se o brilho estiver localizado apenas na zona T  (testa, nariz, queixo), é porque a sua pele não é oleosa, mas mista.

A boa notícia para quem tem pele oleosa: A camada de sebo na superfície da pele protege-a da desidratação e confere-lhe melhor proteção contra as agressões externas, que atrasam o envelhecimento cutâneo. A pele oleosa apresenta frequentemente muito menos sinais de envelhecimento do que a pele seca!

Identificar

- A pele é oleosa ao toque, tem tendência para brilhar ao longo do dia.

- Não aguenta bem a maquilhagem pois a mesma parece que desliza do rosto.

- Costuma ter borbulhas e pontos negros.

- A pele tem uma textura irregular, fica congestionada e tem poros visíveis e abertos.

Cuidar

- À noite limpe sempre a pele duas vezes com um produto de limpeza à base de óleo, mesmo que não tenha usado maquilhagem.

- Aplique uma máscara purificante uma vez por semana.

- Não use loções com álcool para prevenir o brilho: remover totalmente o sebo diz à pele para produzir mais. É um círculo vicioso que tem mesmo que acabar!

- Evite bases de cobertura muito pesada: elas ajudam a tornar os poros maiores e a pele mais brilhante ao longo do dia.

Os seus 3 cuidados essenciais

A pele oleosa requer cuidados equilibrantes adequados para se manter equilibrada e saudável. Os seus cuidados essenciais de pele têm o objetivo de regular suavemente a secreção de sebo; limpar a pele e reduzir o brilho, reduzir o aparecimento de inflamações e regularizar a textura da pele.

1⃣ Limpeza Dupla

Muitos acreditam que os produtos de limpeza com espuma são melhores para a pele oleosa, mas na verdade, os produtos de limpeza não-naturais com espuma podem estar a perturbar a camada protetora da pele e a sinalizar a pele para produzir ainda mais óleo. Retirar o sebo pode desencadear um ciclo em que a sua pele produz óleo a mais para compensar o que foi removido.

Mudar para um óleo ou gel de limpeza natural que emulsiona, ou seja, faz uma ligeira espuma quando em contacto com a água, pode ajudar a pele oleosa a ficar mais equilibrada e produzir menos óleo.

Tente desabituar-se do sentimento de que limpeza profunda é bom. Se a pele se estiver esticada após a limpeza ou com uma sensação de que necessita urgentemente de hidratante é porque a sua rotina de limpeza está demasiado intensa.

Como fazer?

De manhã irá limpar a pele apenas uma vez. Mas à noite, mesmo que não use maquilhagem, limpe a pele duas vezes: uma vez com um produto à base de óleo, o desmaquilhante. E uma segunda vez com o mesmo produto que usou de manhã.

Vai necessitar de dois produtos, um à base de óleo e um à base de água.

Creme, Leite ou Gel de Limpeza

🌄 Usar de manhã para lavar o rosto e preparar a pele para o hidratante.
🌌 Usar à noite como segundo passo de limpeza da pele, para deixar a pele e os poros limpos e livres de impurezas.

Óleo ou Bálsamo de Limpeza

🌌 Usar à Noite, como primeiro passo de limpeza de rosto, para remover maquilhagem, protetor solar, vestígios de poluição e sebo.

2⃣ Hidratação

Termine a sua rotina de beleza com um hidratante que nutra a sua pele, sem criar um excesso de óleo. Rico em ácidos essenciais e em nutrientes, o hidratante certo proporciona conforto à sua pele e combate a desidratação, bem como as gorduras essenciais que a sua pele necessita para parar a produção excessiva de sebo.

Tem duas opções:

Opção 1 - Escolhe um hidratante mais genérico, adequado ao seu tipo de pele, que possa ser usado de manhã e ao deitar. (mas neste caso, tem que aplicar de manhã um protetor solar)

Opção 2 - Usa um hidratante de dia já com proteção solar e um para a noite que ajude na regeneração da pele.

Opção 1: Um Hidratante para Dia e Noite

🌄🌌 Use de manhã e à noite, após a sua limpeza. Como este hidratante não tem proteção solar, tem que aplicar um protetor solar de manhã, depois do hidratante.

Opção 2: Um Hidratante para o Dia e outro para a Noite

Um Hidratante para Dia com Proteção Solar 🌄 Use de manhã, depois da limpeza. Assegure-se que cobre bem todo o rosto, pescoço e decote.
Se escolher esta opção, poderá saltar a última etapa deste guia, da Proteção Solar, pois já está a incluir esse passo aqui!

Hidratante de Noite 🌌 Massajar sobre o rosto e pescoço como o último passo do seu ritual nocturno.

3⃣ Proteção Solar

Se não optou por ter dois hidratantes, um de dia e um de noite, e prefere ter apenas um hidratante, então tem que complementar o seu regime de cuidados de pele com proteção solar para proteger a sua pele de danos futuros. Este é o último passo da sua rotina matinal.


Os seus cuidados específicos

Depois de criar a sua rotina básica, com os 3 passos essenciais, avalie a sua pele e veja se há ainda algo que gostasse de corrigir ou alguma preocupação que gostaria de tratar.

Pele desidratada

A pele desidratada tem falta de água. Qualquer tipo de pele pode estar desidratada, e a desidratação da pele pode acontecer por fatores externos, como viver num ambiente muito seco, ou muito exposta a ar condicionado ou aquecimento. Pode também ser uma consequência de hábitos de vida, como beber pouca água, fumar ou consumir álcool. O ideal é corrigir estes fatores externos. Em termos de cuidados de rosto, experimente:

1) Acrescentar um tónico à sua rotina, como o Tónico de Água Floral de Rosa Pura e MSM da OSKIA, o Tónico Limpeza, Esfoliante E Hidratante - Beauty Water da SON & PARK ou o Age Smart Tónico Antioxidant Hydramist da Dermalogica.

2) Acrescentar um sérum de rosto, como o Booster De Hidratação De Pele da DERMALOGICA, o Sérum Hidratante Isotonic Hydra-Serum da OSKIA ou o Sérum Hidratante Natural De Ácido Hialurónico da EVOLVE.

3) Faça uma máscara de rosto uma a duas vezes por semana, como a Máscara Hidratante Melting Moisture da DERMALOGICA ou a Máscara Anti-Idade Bio Retinol Gold Mask da EVOLVE.

4) Acrescente um óleo de rosto, para tentar repor a barreira lipídica da sua pele e reter a hidratação. Como por exemplo o Óleo de Beleza - The Beautiful Oil da Kjaer Weis, ou o Óleo de Rosto Divino Orgânico da Antipodes.

Pele baça e sem vida

Firmeza, pequenas linhas e rugas

Todos os tipos de pele envelhecem. É um dos motivos pelo qual deve usar todos os dias o seu protetor solar, pois será sempre a sua melhor arma de prevenção. A partir dos 25 anos pode começar a usar produtos antienvelhecimento como forma de prevenção do aparecimento dos principais sinais. Quer queira prevenir, ou procure corrigir sinais de idade já instalados, sugerimos estas opções:

1) Acrescentar um sérum anti idade à sua rotina. Tem por exemplo o Sérum Anti-idade Super 16 Serum da Oskia, o Sérum Anti-Idade Superfood 360 da EVOLVE, o Age Smart Sérum Reafirmante Phyto-Nature da DERMALOGICA, ou o Sérum Noturno Retinoid Nível1 - 0.2% da OSKIA.

2) Acrescentar um Óleo de Rosto para tratamento de rugas e firmeza, como o Óleo Facial - Restoration Oil da OSKIA ou o Óleo de Beleza - The Beautiful Oil da Kjaer Weis.

Machas negras e pigmentação

Falamos de manchas de pigmentação quando a pigmentação da pele é desigual. Estas manchas mais escuras são causadas pelo excesso de produção de melanina pelas células chamadas melanócitos e podem acontecer em qualquer tipo de pele, em qualquer idade, devido a fatores como a exposição solar, gravidez, hiperpigmentada pós-inflamatória (cicatrização de acne ou feridas) ou envelhecimento da pele. Para tratar a pele com manchas, experimente:

1) AHAs, como por exemplo o Tónico Luminoso Esfoliante de Ácido Glicólico da Evolve ou a Máscara Líquida Micro-Peeling de Ácido Láctico da Oskia.

2) Retinol ou Bakuchiol. Pode fazê-lo de forma suave, como por exemplo trocar o seu gel de limpeza pelo Gel de Limpeza de Rosto Renaissance Cleansing Gel da Oskia e acrescentar o Óleo Facial - Restoration Oil também da Oskia à sua Rotina.

3) Acrescente Vitamina C à sua rotina com um sérum, como o Sérum Anti-Manchas Renaissance Brightlight da Oskia, o Age Smart Sérum Biolumin-C da Dermalogica, ou o Bio-Retinol + Vitamin C Booster da Evolve.

4) Experimente um sérum com Niacinamina, como o Sérum Concentrado Anti-Poluição City Life Booster da Oskia, ou PowerBright Sérum Tratamento de Manchas da Dermalogica.

5) Pode também trocar o Protetor Solar/Hidratante de Dia por algo mais eficaz no combate às manchas como por exemplo o PowerBright Protetor Solar Anti-Manchas Pure Light SPF50.

Olheiras e inchaço

Toda a gente tem olheiras! Existe, claro, um fator genético, mas mais cedo ou mais tarde sofremos todos deste mal. Se é algo que quer tentar atenuar, apesar de não haver uma solução definitiva e a melhor solução ser dormir, experimente usar um bom creme de olhos, como o Creme de Olhos Stress Positive Eye Lift da Dermalogica, o Bálsamo I-Zone para Lábios e Olhos City Life da Oskia ou o Age Smart Sérum para Olhos BioLumin-C da Dermalogica.

Sensibilidade e vermelhidão

A pele sensível pode ser categorizada de muitas formas e ter muitos motivos diferentes. Por norma, o ideal é sempre um diagnóstico e tratamento de um médico. De qualquer forma, quando sabe à partida que tem sensibilidades deverá ter isso em atenção ao escolher os seus produtos.

Em todas as nossas coleções de cuidados de pele, pdoerá seleccionar a preocupação "Sensibilidade e Vermelhidão" que lhe dará já resultados pré-filtrados para esta questão.

De qualquer forma, recomendamos que veja também a gama UltraCalming da Dermalogica, que é formulada a pensar nas peles mais sensíveis. A marca Gallinée é também muito boa para quem tem pele sensível, pois respeita o microbioma da sua pele e os seus produtos são testados dermatologicamente.