5 factos e 5 mitos sobre acne

5 factos e 5 mitos sobre acne

Acne em idade adulta pode ser muito confuso e um verdadeiro pesadelo. O acne pode ser tratado, e o primeiro passo é estar bem informado. Por isso, revelamos os 5 mitos e 5 factos mais comuns sobre acne.

Mito 1 - Acne é coisa de adolescentes

É verdade que é mais comum durante a puberdade, mas todos podem ter acne. Há acne adulta, com características muito diferentes do acne adolescente, e pode ser hereditária ou causada por alterações hormonais, como puberdade, mas também gravidez, menstruação e até mesmo stress. Maus hábitos como uma rotina de cuidados de pele desadequada, uma má alimentação, beber pouca água ou o hábito de tocar muitas vezes na cara também podem agravar.

Mito 2 - O chocolate piora o acne

O chocolate em si não tem efeito sobre o acne. O leite de vaca, que é conhecido por conter hormonas e o açúcar poderão não ajudar a melhorar. A solução? Pode comer chocolate, mas opte por produtos de elevada concentração de cacau, veganos e com baixas concentrações de açúcar!

Mito 3 - Se eu lavar muito a pele vou melhorar

Excesso de esfoliação e limpeza pode exacerbar os problemas de acne pois podem irritar e secar a pele, o que faz com que produza mais óleo.

Lavar o rosto corretamente de manhã e à noite é mais do que suficiente. Na verdade, a limpeza excessiva, juntamente com os ingredientes adstringentes que são frequentemente utilizados em tratamentos de acne, pode secar a nossa pele.

Uma pele acnéica, mesmo que seja oleosa, pode estar desidratada, e isso nunca é positivo. Recomendamos produtos que tratam o acne suavemente, sem ingredientes abrasivos, e que regulam o nível de hidratação da nossa pele.

Mito 4 - Se tenho acne, devo evitar usar maquilhagem

Não há necessidade de evitar a maquilhagem se tem acne. É importante escolher os produtos certos para a pele oleosa, propensa a imperfeições. Escolha produtos não-comedogénicos, hipoalergénicos e, se possível, sem óleo que sejam específicos para peles sensíveis ou acnéicas. Lembre-se de remover sempre a maquilhagem.

Mito 5 - Agora que o Verão está a chegar, o sol vai secar as minhas borbulhas

O sol não é benéfico para a pele, muito menos para a acneica. A radiação solar queima e seca a nossa pele e pode causar manchas muito difíceis de remover, por isso, se for apanhar sol, use sempre um creme com um elevado factor de protecção solar. Se o seu acne é grave ou se está a tratá-lo com medicação, não recomendamos banhos de sol em qualquer caso, mas sempre consulte o seu dermatologista.

Facto 1 - Pele acneica precisa de hidratação

A hidratação da pele mantém a integridade da sua função de barreira e é vital para a boa saúde da pele. Mesmo as peles oleosas necessitam de hidratação, uma vez que os óleos em excesso não equivalem a uma hidratação eficaz da pele.

É importante seguir uma rotina consistente de bons cuidados de pele. A pele deve ser lavada duas vezes por dia - de manhã e à noite - com um produto de limpeza especialmente formulado para acne. Após a limpeza, use um sérum de tratamento que ajude com o acne. Termine com um hidratante leve não-comedogénico, que deixe a pele respirar e não permita a formação de borbulhas e pontos negros. Uma esfoliação semanal ajuda também a remover as células mortas e a melhorar a condição da pele.

Facto 2 - Não se deve espremer borbulhas

Isto é verdade. Mexer, arranhar ou apertar as suas borbulhas provoca danos na pele e pode potencialmente resultar em marcas permanentes de pigmentação ou cicatrizes na pele. É melhor usar um tratamento direcionado diretamente para a área, que pode secar e ajudar a assentar a inflamação. Se as borbulhas são constantes, então é uma boa ideia consultar um dermatologista que será capaz de lhe dar conselhos sobre cuidados de pele e tratamentos.

Facto 3 - Acne é genético

A genética tem um grande papel a desempenhar no desenvolvimento da acne. Alguns estudos têm sugerido que quase 80% da acne é devido à presença de certos genes que são herdados. No entanto, o estilo de vida, a alimentação e a rotina de cuidados de pele podem ajudar muito a reduzir esta condição.

Facto 4 - O acne em idade adulta afeta mais as mulheres que os homens

É verdade porque as mulheres são mais sensíveis às alterações hormonais, por exemplo, durante o ciclo menstrual ou gravidez.

Facto 5 - É preciso ser paciente com o acne

Se estiver chateado porque os produtos novos que está a usar não estão a ter um efeito imediato, a verdade é que isso pode ser normal. Uma borbulha pode demorar até 8 semanas a desaparecer por completo. Seja paciente com o seu tratamento da acne, e se em 10 semanas não vê nenhuma mudança, marque uma consulta com um dermatologista para discutir um tratamento alternativo.

  |  

Mais artigos

Anterior Seguinte