Como escolher e aplicar um óleo de rosto?

Como escolher e aplicar um óleo de rosto?

Os produtos de proteção da pele mais conhecidos são os hidratantes. Mas, existem muitos mais! Os óleos são uma excelente forma de fazer chegar os ingredientes à nossa pele, tendo uma grande afinidade com a estrutura da nossa pele e sendo mais facilmente absorvidos pela mesma. Os óleos faciais estão cheios de minerais, vitaminas e antioxidantes. Quando os utiliza corretamente podem ajudá-lo a obter uma pele saudável e resplandecente.

Neste artigo mostramos-lhe como utilizar corretamente os óleos de rosto, em que ordem os deve utilizar e como deve aplicar os diferentes produtos de cuidado da pele, para uma rotina de cuidados de pele perfeita.

Os benefícios de um óleo de tratamento de rosto

No caso da pele seca, os óleos de tratamento de rosto suplementam a pele com substâncias gordurosas. Previnem também a desidratação, reconstruindo a película de superfície. Isto impede a evaporação da água para uma protecção que perdure. 

pele oleosa também beneficia imenso de um bom óleo de rosto adequado, que pode ajudar a regular a produção de sebo. E sim: se der à sua pele o óleo de que necessita, ela deixará de produzir óleo em excesso para se proteger!

Óleo Mineral vs. Óleo de Plantas

A maioria dos óleos minerais são derivados de petroquímicos e não são, portanto, ingredientes naturais. Permanecem sobre a superfície da pele e, incapazes de penetrar, formam uma película protetora sobre a epiderme. Atuando como isolante, podem aliviar a pele seca e dar uma sensação de alívio. No ntanto, não têm ingredientes activos que tragam outros benefícios para a pele. Contudo, a pele oleosa ou propensa a borbulhas poderá não gostar deste tipo de óleo, uma vez que o efeito de formação de película sobre a pele pode entupir os poros e estimular o aparecimento de borbulhas.

Os óleos de plantas são óleos naturais que provêm de diversos tipos e diferentes partes das plantas: sementes, frutos, folhas, raízes, etc. Têm uma grande afinidade com a nossa pele, graças à sua estrutura molecular e semelhança com os nossos óleos naturais e podem por isso ser mais facilmente absorvidos. Os óleos vegetais são muito naturalmente ricos em bons ingredientes activos: tais como ácidos gordos essenciais (também conhecidos como Omega 3, 6, 9) e vitaminas.

Os óleos perfeitos para cada tipo de pele

Pele seca ou desidratada

Se tem uma sensação de aperto ao longo do dia, e a pele parece enrugar com a mínima expressão facial, a sua pele pode estar desidratada. Este não é um tipo de pele, mas sim uma condição de pele. Esta condição cutânea é agravada por agressões externas: uma sala sobreaquecida ou excessivamente climatizada, por exemplo, e a pele fica totalmente seca! Para remediar esta situação, dependemos de óleos tipo cocktail que protegerão a pele, limitarão a sua perda de água, aumentarão a radiância e até evitarão o envelhecimento!

Para pele madura

Para combater os efeitos do tempo sobre a pele e recuperar a densidade e elasticidade da pele, ao mesmo tempo que se limita o aparecimento de rugas e manchas escuras, pode-se contar com óleos de tratamento com ingredientes específicos (peptídeos ou retinol, por exemplo), cheios de antioxidantes para uma pele mais luminosa e mais protegida. 

Para pele oleosa e propensa a borbulhas

Imitando perfeitamente o sebo da pele, os óleos de rosto são ideais para tratar as imperfeições sem retirar a pele e quebrar o ciclo vicioso da pele que produz demasiado óleo. Escolha óleos secos e equilibrados, que são facilmente absorvidos pela pele para clarificar a tez e acalmar as inflamações!

Como aplicar um óleo de cuidado facial?

  1. Faça a sua limpeza dupla normal e seque suavemente a sua pele.
  2. Aplique de seguida um hidrosol com um disco de algodão, ou pulverize um tónico, para humidificar suavemente a pele. Dica: é humedecendo ligeiramente a pele que o óleo de tratamento cutâneo penetrará em 2 segundos!
  3. Coloque 4 a 6 gotas de óleo na palma da sua mão.
  4. Massaje suavemente o seu rosto.
  5. Termine colocando as mãos sobre o rosto para ajudar o óleo a penetrar com o calor das palmas das mãos.
  6. Termine a sua rotina com o seu hidratante de rosto preferido (se for de manhã, deverá usar um hidratante com proteção solar ou um protetor solar)

Quando:

O óleo pode ser aplicado de manhã: como um serum ou misturado com o seu creme facial para uma pele macia, preenchida e perfeitamente protegida. Ou, sozinho à noite, para uma pele intensamente nutrida, reparada e radiante quando acordar!

Mais artigos

Anterior Seguinte