Como fazer a mudança para um desodorizante natural

Publicado a 21 maio 2018

Como fazer a mudança para um desodorizante natural
Já mudou vários produtos da sua rotina para produtos naturais, mas está hesitante quanto aos desodorizantes? Ou já tentou mudar para um desodorizante natural e não conseguiu? Não está sozinho! Muitas pessoas aderem a um estilo de vida "totalmente natural" e ainda assim têm dificuldade em abdicar dos seus antitranspirantes convencionais. Há ainda quem já tenha tentado, mas tenha desistido, devido ao aparecimento de um odor desagradável em poucos dias. 

Neste post vamos explicar porque é que deveria finalmente dar o salto para o clube de desodorizantes não-tóxicos. Além disso, o passo a passo para desintoxicação das suas axilas para que seu novo produto seja mais eficaz.

PORQUÊ MUDAR PARA UM DESODORIZANTE NATURAL?

A maioria de nós depende do nosso desodorizante como do ar que respiramos, contando com a eficácia deste produto para nos ajudar a fazer aulas de yoga intensas, viver dias stressantes de trabalho ou sobreviver a dias quentes de verão, sem odor corporal.
Mas os problemas com desodorizantes antiperspirantes convencionais podem variar desde irritação da pele, possíveis riscos para a saúde e até piorar a transpiração. O desodorante natural pode ajudar em todos esses problemas.

Primeiro: É suposto transpirar

Podemos torcer o nariz quando se fala em suor ou transpiração. Claro que ninguém gosta da sensação de estar a transpirar e muito menos de sentir odores menos agradáveis. Mas a verdade é que a transpiração é a forma do nosso corpo regular a temperatura e libertar toxinas.
Os antitranspirantes e desodorantes carregados de produtos químicos entopem os poros e não permitem que o corpo liberte adequadamente o suor necessário para arrefecer e libertar toxinas (por isso é que são chamados de antitranspirantes) e são completamente desnecessários para prevenir o odor corporal.
A boa notícia é que o suor não cheira mal. O suor é apenas uma mistura de sal e água. O que cria esse temido odor corporal é quando o suor entra em contato com as bactérias naturais que vivem na nossa pele. Mudar esta reação é fácil com um desodorizante natural.
O suor não cheira mal. O suor é apenas uma mistura de sal e água.

Segundo: Os desodorizantes e antitranspirantes convencionais podem provocar problemas de saúde

O que os antitranspirantes fazem é fechar os poros, de maneira a impedir que a transpiração ocorra. O que significa que o suor se acumula debaixo da nossa pele, podendo provocar irritações de pele ou uma textura "arenosa".
Para além disso, o principal ingrediente activo das marcas de desodorizantes convencionais é Alumínio. Para além de interromper um processo perfeitamente natural, o alumínio também está associado ao aumento do risco de cancro de mama e da doença de Alzheimer.
Os produtos químicos tóxicos encontrados no seu antiperspirante são ainda disruptores endócrinos. Estas substâncias afetam a forma como o corpo regula as hormonas que desempenham um papel em todos os processos corporais, desde o sono à reprodução. 

Terceiro: Os antitranspirantes convencionais podem piorar a transpiração

Ao acumular suor sob a pele também também está a acumular bactérias, tornando o seu suor ainda pior. Além disso, os compostos de alumínio podem causar uma reação ácida no tecidos da roupa, que é o que faz manchar a roupa na zona das axilas.

COMO FAZER A MUDANÇA PARA UM DESODORIZANTE NATURAL?

Cada corpo tem uma química corporal própria, por isso o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Se já experimentou um desodorizante natural e não funcionou, pode ser porque a marca ou a combinação de ingredientes não funcionou especificamente para si. Mas não significa que que não há nenhum desodorizante natural para si. 

Primeira dica: Pare de utilizar o seu antitranspirante / desodorizante antigo

O primeiro passo, claro, é para de usar o desodorizante convencional. A primeira semana vai ser a mais dificil. Ao parar de usar um desodorizante natural, o seu corpo vai começar a libertar as toxinas em excesso que estavam acumuladas debaixo da sua pele. O ideal é começar no inicio de um fim-de-semana, ou numa altura mais calma da sua vida. Os melhores desodorizantes para fazer esta troca são os que não contêm bicarbonato de sódio, como os desodorizantes para pele sensível da Soapwalla, uma vez que o bicarbonato de sódio pode reagir com as bactérias que vão ser libertadas em excesso nos primeiros dias.
A primeira semana vai ser a mais dificil. Ao parar de usar um desodorizante natural, o seu corpo vai começar a libertar as toxinas em excesso que estavam acumuladas debaixo da sua pele.

Segunda dica: Lavar e exfoliar

Lave bem as axilas diariamente, de manhã e à noite e exfolie com um exfoliante natural pelo menos uma vez por semana, para ajudar a desentoxicação e prevenir o odor.

Terceira dica: Use roupas com tecidos mais naturais

Tente favorecer roupa com tecidos com fibras naturais (como algodão e seda) durante o período de transição. Tecidos como o poliéster retêm a humidade e podem favorecer o crescimento de mofo na roupa, o que resulta em mau cheiro. 

Quarta dica: Dieta e transpiração

Tenha em atenção a sua alimentação. As suas escolhas de dieta e estilo de vida têm um impacto grande nos odores do nosso corpo. Eliminar alimentos processados e refinados, comer muitas verduras e praticar exercício regular pode ajudar a apoiar o processo de desintoxicação e promover a saúde das axilas. Aumente também o consumo de água, para ajudar o corpo no processo de desintoxicação.

Quinta dica: Leve o seu desodorizante consigo

Pelo menos nas primeiras semanas, leve o seu desodorizante consigo quando sai de casa. O seu corpo vai estar a desintoxicar e a libertar mais água nos primeiros tempos e ter o seu desodorizante consigo para poder lavar as axilas e repor o desodorizante pode ser uma forma de se sentir mais confortável ao longo do dia.

Sexta dica: Não desita e experimente

Cada desodorizante natural tem ingredientes diferentes. Experimente até encontrar o que funciona melhor para si! Dê pelo menos duas semanas a um desodorizante novo antes de desistir, pois o seu corpo pode demorar algum tempo até se adaptar. Mas quando encontrar o desodorizante ideal para si, vai ver que nunca mais vai querer usar um produto químico nas suas axilas!

Mais publicações