Como usar mais do que um Sérum na sua Rotina de Cuidados de Pele?

Como usar mais do que um Sérum na sua Rotina de Cuidados de Pele?

A escolha do Sérum (ou séruns) a usar, poderá ser a que mais vai afetar os resultados da sua rotina de cuidados de pele. Estes produtos são concebidos precisamente para serem de fácil absorção, concentrados em ingredientes ativos, e terem a capacidade de penetrar a pele para chegarem às camadas onde efetivamente esses ingredientes podem fazer a diferença. Assim, seja qual for a necessidade, ou necessidades, da sua pele, os seus séruns são o que vão ajudar a atingir os seus objectivos e ver mais resultados.

 

Como escolher o Sérum ideal

Escolher um Sérum na verdade é bastante simples: primeiro precisa identificar exatamente o que deseja melhorar na sua pele. A pele está cansada e sem vida? Tem pequenas borbulhas? Tem textura? Tem a pele cronicamente desidratada? Falta de firmeza ou rugas que começam a se instalar? A partir daí irá determinar qual o Sérum ou quais os séruns ideais para a sua pele.

 

Usar mais do que um Sérum é possível?

É possível que a sua pele tenha mais do que uma necessidade, e neste caso poderá optar por ter mais do que um Sérum e ir alternando as diferentes opções.

Ou, consoante os ingredientes activos, até aplicar mais do que um Sérum, por camadas. Por exemplo, os séruns de ácido Hialurónico - óptimos para combater a desidratação -, podem ser facilmente combinados com séruns de Vitamina C - essenciais para iluminar a pele e combater as manchas de pele -, ou com os séruns de retinóides - um must para anti-idade. Já a Vitamina C e o Retinol convém serem aplicados espaçados. Por exemplo, a Vitamina C de manhã e os Retinóides às noite.

 

Até quantos séruns pode usar?

Embora não haja limite para quantos séruns pode adicionar ao seu ritual de beleza e bem estar, sugerimos que não utilize mais do que dois séruns numa só rotina. Empilhar mais do que dois séruns não só consome tempo, como também reduz as hipóteses de cada ingrediente ser devidamente absorvido pela sua pele.

Se estiver a tentar tratar várias preocupações, opte por um sérum multifunções para resolver problemas gerais (como secura ou oleosidade) e adicione um sérum que vise preocupações mais prementes como linhas finas e rugas.

 

Como se faz para se aplicar vários Séruns numa só rotina?

Tal como em todos os produtos de cuidados de pele, a utilização de vários séruns numa só rotina faz-se com base na textura do sérum: do mais leve para o mais pesado. Este processo chama-se "layering" e geralmente significa simplesmente que se aplica primeiro o produto com a textura mais aquosa, terminando com o produto com a textura mais cremosa ou oleosa.

As excepções são os séruns com ingredientes activos que precisam de estar o mais perto possível da pele como retinol, vitamina C, ácido salicílico ou tratamentos de borbulhas. Nesse caso, sugerimos que faça uma rotação de séruns. Ou seja, em vez de os utilizar numa só rotina, aplicando-os por camadas, faça uma rotação em que aplica uns de manhã e outros de noite, ou até alterna diferentes séruns, dia sim, dia não.

 

O que não se deve misturar?

Por norma, não deve misturar retinol com outros ingredientes de acção esfoliante como ácidos AHA ou BHA ou ácido salicílico, ou com vitamina C.

Se quiser usar retinol com estes ingredientes, opte por fazer uma rotação. Pode por exemplo, aplicar a Vitamina C de manhã e o retinol à noite. Ou numa noite usar os seus ácidos esfoliantes e noutra noite aplicar o seu sérum de retinol, mas sem os usar no mesmo dia.

De resto, poderá usar o retinol com ingredientes como ácido Hialurónico (para ajudar  a hidratar a pele e combater a secura provocada pelo retinol) ou Niacinamida (para uma maior renovação celular e uma pele de aspeto mais jovem).

Deve usar sempre protetor solar todos os dias, mas se usar ácidos exfoliantes (AHA ou BHA) ou retinol, é especialmente importante que não se esqueça de aplicar a sua proteção solar na manhã seguinte!

 

Quais são as melhores combinações de séruns e ingredientes activos de cuidados de pele?

É possível escrever todo um artigo só sobre este assunto ☺️ Mas por norma, poderá começar por uma destas combinações:

 

Retinol e Niacinamida: renovação celular e pele mais jovem

 

Retinol e Ácido Hialurónico: pele mais jovem e preenchida

  

Ácido Salicílico e Niacinamida: combate ao acne e borbulhas

 

Vitamina C e Vitamina E: aumento de produção de colágeno

Mais artigos

Anterior Seguinte