Slow Beauty: um conceito de beleza sustentável

Postado em outubro 04 2020

Slow Beauty: um conceito de beleza sustentável

À semelhança da fast fashion e da slow fashion, a indústria da beleza também enfrenta os mesmos impactos ambientais, sociais e económicos negativos quando as marcas lançam novos produtos e novas coleções com muita frequência.

A indústria da beleza é uma das indústrias mais prejudiciais para o nosso planeta. Para além da quantidade de embalagens não recicláveis utilizadas pelas empresas, há também as emissões de carbono a ter em conta, e a energia utilizada para criar estes produtos. Com 40.000 novos produtos lançados por ano, a indústria da beleza está tão fora de controlo como a indústria da moda!

A filosofia da beleza lenta é um conceito holístico que nos lembra de abrandar, praticar uma abordagem "menos-é-é-mais", e olhar para o seu estilo de vida global e estar mais atento às escolhas que fazemos. O preço destes produtos pode ser mais elevado do que os produtos produzidos em massa pela indústria de fast beauty, mas isso reflecte-se na qualidade. Ao investir em produtos naturais e ecológicos de slow beauty, ao longo do tempo, está de facto a poupar dinheiro e o ambiente.

Opte por produtos com ingredientes naturais

Comece por procurar produtos que sejam naturais e, melhor ainda, orgânicos para fornecer à sua pele os mais puros dos ingredientes. Extractos de plantas e óleos naturais são ótimos para a sua pele e para o ambiente, pois vêm diretamente da Mãe Natureza. Procure produtos de marcas com consciência ecológica e ambiental, que não só vejam a sua pele de forma holística, criando produtos naturais que a ajudam a dar os melhores cuidados à pele, mas que também procuram opções éticas e sustentáveis de embalagens.

Evite procurar por resultados imediatos

Slow beauty é um nicho em rápido crescimento da indústria da beleza que rejeita os produtos e procedimentos invasivos e de "solução rápida" habitualmente encontrados no mundo da beleza. Em vez disso, os crentes da slow beauty são atraídos para a abordagem holística, com foco no bem-estar e na verdadeira saúde da pele de dentro para fora.

Faça um investimento, não só de dinheiro, mas de tempo, nos seus cuidados de pele e não espere resultados instantâneos ou de um dia para o outro.

Investir tempo num ritual de cuidados de pele de qualidade proporciona resultados mais lentos, mas mais duradouros. Os produtos de beleza Slow Beauty concentram-se em melhorar as funções da sua própria pele, como a taxa de renovação celular, para que os efeitos do produto possam ser vistos a funcionar muito depois da sua aplicação.

Além disso, a pele renova-se em média a cada 28 dias e esta taxa abranda à medida que se envelhece. É importante experimentar um novo produto durante pelo menos 28 dias para ver realmente os benefícios - por isso seja paciente!

Reaproveite as embalagens dos produtos

Já ouviu falar de Upcycling? Upcycling é re-utilizar as embalagens dos seus produtos de beleza acabados, em vez de as deitar fora ou de simplesmente as reciclar. É também uma óptima forma de tirar o máximo partido dos seus produtos de beleza, usando não só o produto em si, mas re-aproveitando a embalagem. Por exemplo, quando terminar o seu creme da noite, porque não reutilizar o frasco e transformá-lo num frasco para guardar os seus brincos na sua mesa de cabeceira? Ou quando acabar o seu tónico em spray, encha a embalagem de água e use-a para borrifar as suas plantas em casa! As plantas agradecem, e o planeta também.

Guarde sempre tempo na sua agenda para cuidar de si

Outro conceito base nesta tendência de Slow Beauty é nunca descurar a importância do autocuidado. Tirar tempo para si, não só faz parte de uma slow beauty, mas também é essencial para o seu bem-estar geral e saúde mental. Quando se concentrar na beleza e no bem-estar de dentro para fora, crie um ambiente em casa que a faça sentir-se bem e escolha produtos que esteja empolgada por utilizar! Não têm de ser muitos produtos, nem de demorar muito tempo, mas um ritual regular de cuidados de pele é um óptimo começo para um estilo de vida saudável.

Mais postagens