Guias de Cuidados de Pele

Uma pele saudável e bonita é possível através de uma rotina diária consistente, o que leva apenas alguns minutos.

O cuidado diário que temos com a nossa pele ajuda não só a mantê-la limpa e hidratada, mas também a preservar uma pele bonita, saudável e luminosa durante mais tempo.

Estamos empenhados em ajudá-la a encontrar a rotina de beleza perfeita e a adotar bons hábitos de cuidados de pele, que a ajudarão a conseguir a sua pele de sonho.

As 4 Etapas dos Cuidados de Pele

Na The Green Beauty Concept defendemos que uma Rotina de Cuidados de Pele tem quatro etapas:

1 - Limpeza, 2 - Tratamento, 3 - Hidratação, 4 - Proteção

A Limpeza, Hidratação e Proteção são essenciais e devem ser escolhidas de acordo com o seu tipo de pele.

O Tratamento é opcional e deve ser escolhido consoante as preocupações de pele que procura tratar.

Os cuidados essenciais

Uma rotina de cuidados de pele não que ser super complicada, nem ter 10 passos!
Se está a começar a criar o seu ritual de beleza, ou se acredita que não tem tempo ou paciência para uma rotina com vários passos, comece de forma simples.
Comece por criar uma rotina de cuidados de pele minimalista, apenas com os 3 etapas indispensáveis:

A limpeza da pele é um dos passos mais importantes da rotina diária, e é também dos mais ignorados por muita gente. Existem muitos tipos diferentes de produtos de limpeza de pele, para todos os gostos: óleo, bálsamo, creme, espuma, gel e bi-fásicos. Consoante o tipo de limpeza que se quer fazer, o tipo de pele, e a preferência pessoal, o tipo de produto pode variar.

A limpeza do rosto deve ser feita de manhã e à noite.

🌄 Manhã: Lave a cara preferencialmente com um creme, espuma ou gel de limpeza, adequado ao seu tipo de pele.

🌌 Noite: Idealmente deverá fazer uma limpeza dupla da pele. Ou seja, limpar primeiro com um produto à base de óleo, para remover maquilhagem, protetor solar, vestígios de poluição e sebo. Depois lavar o rosto com um produto à base de água, para deixar a pele e os poros limpos e livres de impurezas. Saiba mais sobre limpeza dupla aqui.

O hidratante é um essencial em todas as rotinas, para qualquer tipo de pele (mesmo a pele oleosa!). Sair de casa sem hidratante, é o mesmo que andar na rua sem casaco num dia muito frio e ventoso. A sua pele estará sujeita a agressões, sem qualquer tipo de proteção. Por outro lado, ir deitar sem aplicar hidratante, obriga a sua pele a trabalhar em excesso, para se manter hidratada e não aproveita o potencial regenerador que a pele tem durante a noite.

O ideal é usar um hidratante de dia e um para a noite, pois as necessidades da pele são diferentes. Mas pode escolher um hidratante mais genérico, adequado ao seu tipo de pele, que possa ser usado de manhã e ao deitar.

Se optar por diferenciar:

🌄 Manhã: Pode optar por um hidratante que tenha também proteção solar, poupando assim um passo adicional de manhã (os protetores solares da Dermalogica são muito bons para este efeito), assegurando-se apenas que usa uma quantidade adequada. Alternativamente, pode preferir usar um hidratante básico, adequado ao seu tipo de pele, e aplicar o protetor solar de seguida.

🌌 Noite: Durante noite a pele regenera-se e passa por um processo de autolimpeza. Os hidratantes formulados expecificamente para uso noturno têm ingredientes ativos que ajudam a pele neste processo de regeneração e recuperação.

Se prefere usar apenas um hidratante em ambos os momentos:

🌄🌌 Manhã e Noite: Opte por um hidratante simples, adequado ao seu tipo de pele, sem protetor solar nem ingredientes ativos para uso noturno (por exemplo, o retinol e seus derivados deve ser usado apenas à noite).

Este é dos passos essenciais de uma rotina de beleza, mais ignorados, e que mais falta faz. O protetor solar não é para usar só quando vai para a praia, nem só no verão! Deve ser usado todos os dias, mesmo nos dias encobertos ou de inverno!

O protetor solar é a sua armadura de proteção, que maiores resultados a longo prazo lhe vai dar. Se usar consistentemente, vai proteger a pele de envelhecimento precoce, rugas, textura irregular e manchas de pele, podendo poupar muito dinheiro no futuro em tratamentos de pele para preocupações que poderiam ter sido evitadas com o uso regular de proteção solar.

Os cuidados específicos

Depois de criar a sua rotina básica, com os 3 passos essenciais, avalie a sua pele e veja se há ainda algo que gostasse de corrigir ou alguma preocupação que gostaria de tratar.
Tem acne ou borbulhas? A pele tem uma textura irregular? Vê sinais de envelhecimento precoce, como pequenas linhas ou rugas na pele? Tem manchas ou cicatrizes?
Algumas destas preocupações só são possíveis de tratar com produtos direccionados, concentrados em ingredientes activos, que vão atuar mais profundamente na pele.

Qualquer que seja o seu tipo de pele, a esfoliação dará um impulso à sua tez e permitir-lhe-á dizer adeus às células mortas da pele, desobstruir os poros, ajudar a atenuar manchas de pele e cicatrizes e revelar uma pele luminosa e resplandecente.

Existem exfoliantes com diferentes propriedades e texturas, desde o clássico exfoliante físico, que tem particulas abrasivas que vão polir a camada mais superficial da pele, aos exfoliantes químicos, que podem ser em forma de tónico ou de máscara e vão quebrar a ligação entre as células vivas da sua pele e as células mortas, facilitando a sua remoção.

A exfoliação deve ser feita depois da limpeza e antes de qualquer outro produto que pretenda que seja absorvido pela pele. Ao usar o exfoliante, está a aumentar a capacidade de absorção da sua pele.

O tónico é um gesto extra no seu ritual de autocuidado, que eleva a sua rotina e potencia a utilização dos outros produtos.

Considerado de forma errada como um produto aquoso que serve apenas para "fechar os poros" e "equilibrar o pH", que são ambas noções erradas, o toner foi revolucionado e tem vindo a ganhar destaque nos últimos anos.

Aqui na The Green Beauty Concept, só disponibilizamos um tónico se tiver qualidades ativas hidratantes, purificantes, calmantes ou anti-envelhecimento.

Para garantir o máximo benefício, o tónico deve ser aplicado após a sua rotina de limpeza de manhã e à noite (ou apenas quando achar que a sua pele está a ser um pouco problemática).

Os toners em spray também podem ser usados sempre que lhe apetecer ao longo do dia. Alguns destes funcionam bem como sprays fixadores de maquilhagem.

A utilização de uma máscara é um bónus. É a cereja no bolo da rotina dos cuidados de pele. Mas é uma forma eficaz de tratar os problemas de pele que precisa de visar, sem perder muito tempo.

Não precisa de usar todos os dias, uma a duas vezes por semana bastam. A duração que deve fazer depende de cada máscara - algumas atuam em 5 minutos, outras precisam de 15, e algumas nem precisam de ser retiradas.

Existem máscaras praticamente para todas as preocupações de pele: secura e desidratação, brilho e poros dilatados, acne e borbulhas, sinais de envelhecimento precoce, firmeza, e muito mais.

Pode optar por ter um catálogo de máscaras à disposição, e aplicar consoante o estado da sua pele nessa semana, ou ter apenas as opções mais regulares e fazer uma rotina semanal de multi-masking preventiva.

Esta é a primeira área do rosto a mostrar sinais de fadiga e/ou envelhecimento prematuro da pele.

A pele no contorno dos olhos é frágil e delicada, tem uma camada superficial mais fina do que a área do resto do rosto e os produtos penetram com maior facilidade nesta zona. Por outro lado, por ser uma zona mais sensível, e pela sua proximidade aos próprios olhos, convém usar produtos adequados a esta zona para não sensibilizar mais ainda a pele e os olhos.

Uma vez mais, para escolher o produto certo, tem que pensar primeiro na sua principal preocupação. São as olheiras que mais a incomodam? O inchaço? Ou está à procura de um produto com ação anti-fadiga e iluminadora? Sente uma falta de hidratação ou um aumento do aparecimento de rugas

Consoante a sua preocupação, irá encontrar um creme mais adequado. Tal como os séruns, é possível fazer tratamentos diferenciados de manhã e de noite: pode usar um creme de olhos iluminador, anti-fadiga e anti-olheiras de manhã e um tratamento anti-idade à noite.

O sérum é um verdadeiro concentrado de princípios ativos, que devido à sua textura e fórmula, tem a capacidade de penetrar em profundidade para proporcionar todos os seus benefícios: para remediar a desidratação, tratar imperfeições ou envelhecimento da pele, manchas de pele, entre outros. É a nossa arma secreta, para ser aplicada diariamente de manhã e à noite.

Como escolher o seu sérum?

1º - Identifique exatamente o que quer melhorar na sua pele: A sua tez está baça? Tem pequenas borbulhas? Está cronicamente desidratada? Uma falta de firmeza ou rugas que estão a começar a instalar-se?

2º - Escolha da textura: oleosa ou aquosa? A pele madura ou seca preferirá a primeira opção, enquanto que a pele desidratada, combinada a oleosa, preferirá uma consistência aquosa, que é mais rapidamente absorvida.

Um óleo de rosto faz uso dos benefícios naturais dos óleos vegetais. Rico em ácidos gordos, os óleos podem ser utilizados como séruns ou podem funcionar como barreira para todos os tipos de pele. Eles têm uma capacidade superior de absorção, devido à sua capacidade de entrar no 'espaço' intercelular e ajudam a pele a reter a água e a protegê-la de agressões externas.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a pele mista ou oleosa pode e deve usar um óleo de rosto. Especialmente se utilizar um óleo vegetal que tenha a capacidade de regular a produção de sebo.

O nível de absorção depende dos ingredientes, mas pode aumentar a absorção aplicando o óleo logo a seguir a uma loção ou tónico. Um hidratante também pode ser utilizado posteriormente, se necessário.

Os tipos de pele

Existem apenas 4 tipos de pele: normal, seca, oleosa e mista. Tudo o resto não são preocupações que podem ocorrer em qualquer tipo de pele. Uma pele oleosa pode sofrer desidratação, uma pele seca pode ter borbulhas, todos os tipos de pele podem sofrer de sensibilidade, e sentir os sinais de envelhecimento prematuro.
Assim, é importante escolher os três passos essenciais do seu ritual de beleza com base no seu tipo de pele, e depois decidir se acrescenta passos extra para tratar as preocupações.

Precisa de ajuda para descobrir o seu tipo de pele? Preencha o nosso Questionário Online e receba uma resposta Imediata!

Precisa de ajuda?

Preencha o nosso formulário online de Recomendação de Rotina de Beleza e obtenha uma recomendação de rotina de cuidados de pele, com os produtos e dicas adequados ao seu tipo de pele, preocupações e estilo de vida!

Amostras em todas as encomendas
Ganhe pontos e troque por benefícios