Um guia sobre Tónicos e Sprays Faciais nos Cuidados de Pele

Um guia sobre Tónicos e Sprays Faciais nos Cuidados de Pele
Quando se fala de tónicos faciais, ainda há quem se lembre das velhas rotinas de "limpar, tonificar e hidratar", em que o tónico consistia numa loção adstringente e repleta de álcool, cuja função era "remover os restos de maquilhagem, fechar os poros, e remover o óleo da pele". Hoje em dia, já se sabe que aplicar álcool na cara não é o ideal, que a maquilhagem deve ser removida com produtos que nutrem a pele e não com os que a secam desesperadamente (ver post sobre "Double Cleansing"), e que remover o óleo da pele só faz com que ela seque mais ainda (para quem tem pele oleosa, faremos um post em breve sobre este assunto). 

Então, para que servem os tónicos?

Hoje em dia, fazem-se tónicos maravilhosos, cujos ingredientes trazem verdadeiros benefícios para a pele e ajudam ainda a maximizar os efeitos de todos os produtos que aplicamos a seguir ao passo de tonificar. Alguns dos benefícios dos tónicos são:

Equilibrar a pele

A nossa pele tem um pH ideal para o seu perfeito funcionamento, que é perturbado pela limpeza da pele e por outros motivos externos como a maquilhagem e a poluição. O tónico ajuda a restaurar o equilíbrio desse pH, reequilibrando a pele e trazendo-a de volta aos valores normais.

Exfoliar

Enquanto que os métodos de exfoliação mecânica tradicional podem ser eficazes a remover as peles secas e a escamar, um tónico em loção, à base de ácidos exfoliantes (não natural, nem orgânico) remove mais eficazmente as células mortas da pele, quebrando os seus elos de ligação com as células vivas e ajudando a revelar a pele nova que está por baixo.

Hidratar

A maior parte das pessoas sofre de pele desidratada. Até as pessoas com pele oleosa e mista podem sofrer desta condição. Embora a forma mais eficaz de a tratar seja através da alimentação, consumo de água e estilo de vida, um bom tónico hidratante ajuda a hidratar profundamente a pele, aliviando a condição de pele desidratada.

Como se usa um tónico?

Pode-se usar mais do que um tónico numa rotina de pele, consoante os objetivos que se pretende atingir. Nós recomendamos que utilize sempre um tónico hidratante, mas pode usar também um tónico exfoliante em simultâneo. O tónico exfoliante deve ser usado antes do hidratante.
Os tónicos devem ser aplicados depois da limpeza da pele, e antes dos séruns e hidratantes. Podem ser aplicados com um disco de algodão ou, no caso dos sprays, aplica-se diretamente na pele e deixa-se secar.

Explore a categoria de tónicos orgânicos e naturais na nossa loja!

  |  

Mais artigos

Anterior Seguinte